foto da melhor época para ir à Machu Picchu
Américas, Machu Picchu, Peru

Melhor época para ir à Machu Picchu

2

Uma das maiores dúvidas durante o planejamento de quem vai viajar: a melhor época para ir!

Qual a melhor época para ir a Machu Picchu?

A preocupação justifica-se em razão das condições climática que se encontrará evitando assim frio intenso ou muitas chuvas, mas tenha certeza, nunca se estará livre dos dois ao mesmo tempo.

No caso de Machu Picchu esta questão é ainda mais importante pois o sítio arqueológico está localizado na zona equatorial no meio da serra peruana e a maior preocupação no caso são as chuvas.

No peru, de forma geral, não é possível se observar as quatro estações e como nas zonas tropicais a divisão é feita em estação de secas e chuvosas.

A estação chuvosa começa em novembro e termina em maio a partir de então começa a estação das secas que se estendem até outubro.

foto da melhor época para ir à Machu Picchu

A melhor época para ir à Machu Picchu pode ser Abril, embora não coincida com as férias.

Alguns aconselham como melhor mês o de Abril, época em que tecnicamente ainda deveria chover muito e de fato, há chuvas intensas, porém com maiores intervalos, sendo possível aproveitar alguns dias com o tempo limpo e sem se ver uma garoa se quer. Outra vantagem de se poder programar a viagem a Machu Picchu para o mês de Abril e Maio é que estes são os melhores meses para visitar a região pois os campos de cultivo e a própria vegetação natural estão em plena produção e floração e a partir de então, com o início das secas a paisagem não é tão exuberante.

Outubro também é considerado como uma das melhores épocas, pois a quantidade de turistas é menor.
Porém é inegável que a maioria das pessoas somente podem viajar nos meses típicos de férias ou em feriados prolongados, o que no Brasil significa Dezembro, Janeiro e Fevereiro ou junho e julho assim como o carnaval que é o maior feriado prolongado que temos “garantido”.
Os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro estão bem no meio da estação chuvosa então a probabilidade de que você pegue alguma chuva é grande, mas é impossível afirmar se irá ou não chover nesta época, de toda a forma é só acrescentar uma boa capa de chuva à mochila que irá com você até Machu Picchu, não ocupa tanto espaço e pode garantir uma boa viagem.

Nos meses de junho e julho as chuvas certamente não serão um problema mas a quantidade de turistas será muito maior e o maior problema passa a ser frio intenso.

A verdade é que se você não puder ir nos meses de Abril, Maio e Outubro a “melhor época para ir à Machu Picchu” depende muito do que você está disposto a encarar, uma grande quantidade de turistas e frio intenso ou eventual chuva.

Related Posts

  • jose nilton Rigo

    Tenho muita vontade de conhecer a região, pois sou estudante história e seria muito bom visitar, Lima, Cusco e Machupicchu,espero em Deus poder realizar esse sonho.

  • Juvenal Rondan

    Olá gente!

    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.

    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, sera tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

    http://www.viagensmachupicchu.com.br

Assinar o podcast