Machu Picchu: como ir

A principal questão de como ir a Machu Picchu na realidade é como chegar à Cusco. O nome da cidade vem do Qéchua “Cozco” que significa umbigo sendo transformada na forma espanhola para Cusco, por ter sido a capital do Império Inca “todos os caminhos passam por Cusco”.

A forma mais tradiconal para se chegar à Cusco é por avião, mas não existem voos diretos partindo do Brasil e você terá que fazer uma escala ou conexão em lima para chegar lá.
Caso você tenha espiríto aventureiro ou medo de altura pode se optar pelo transporte terrestre que oferece basicamente trẽs opções para chegar à cusco.

avião decoloando: como ir a Machu Picchu

O Avião é a forma mais fácil e rápida de chagar à Machu Picchu

Como ir a partir do Brasil

Se a intenção do mochileiro for um passeio pelo interior do Brasil com destino final a Machu Picchu ou ainda servindo como passagem para uma exploração maior pela América do Sul o ideal é seguir pela BR 346 cortando os Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre chegando até Rio Branco e de lá seguir pela estrada Intercontinental até chegar ao Peru e uma vez lá seguir o caminho pela mesma estrada até Cusco.

Como ir a partir da Bolívia

Outra forma de se chegar a Machu Picchu passando por Cusco pode incluir uma visita à Bolívia, esta é considerada a principal rota de Brasileiros que desejam mochilar até Machu Picchu,o primeiro passo da viagem é chegar à Corumbá no estado de mato Grosso do Sul e de lá seguir em direção à Puero Quijarro cidade que fica na fronteira entre o Brasil e a Bolívia este é o ponto de partida do famoso trem da morte que fará uma viagem de cerca de 18 horas até a cidade de Santa Cruz de la Sierra de onde a viagem seguirá de ônibus até capital La Paz e de lá até a cidade de Copacabana na Bolívia que fica às margens do lado Titicaca, deste ponto é possível chegar à Puno e Tomar o trem à Cusco conforme descriço acima.

Como ir a partir do Chile

Se vocẽ pretende fazer uma exploração pela América do Sul e está pensando em incluir Machu Picchu no seu pacote turístico uma forma para chegar lá saindo do Chile passando por São Pedro do Atacama, Antofagasta, Iquique e Arica, seguindo então pela estrada Pan Americana que liga Chile ao Peru, passando por São Pedro de Tacna e indo até Puno. Em puno pode-se aproveitar e explorar o lago Titicaca ou se estiver sem tempo pegue o trem direto para Cusco.

Para saber sobre horários e preços de passagens visite o site da Peru Rail, a empresa que opera os trens até Cusco.

Como ir de Cusco à Machu Picchu

Se você chegou a Cusco por qualquer um dos meios descritos acima, já completou uma boa parte de sua viagem, a questão agora é saber de quanto tempo vocẽ dispõe para a viagem.
Novamente vocẽ terá diversas opções para chegar ao seu destino mas todas elas terão de ser percorridas pelo vale sagrado.
O caminho puramente turístico é um passeio pelo vale sagrado saindo de Cusco, passando por Pisác, Calca, Maras e Ollantaytambo, neste ponto é possível regressar à Cuzco no dia seguinte ir direto à estação, verificar algum hotel, hostel ou pousada na região, ou ainda tomar o trem que sai de Ollantaytambo com destino à Estação de Águas Calientes de onde é saem os ônibus que sobem a montanha de Machu Picchu pela estrada Hiram Bigham.

Outra forma é pegar um trem diretamente de Cusco à Machu Picchu ou ainda plea trilha Inca, que tem duração aproximada de cinco dias passando quatro noites na floresta seguindo o caminho que o antigo povo Inca Fazia para chegar à Machu Picchu, mas fique atento, por ser uma trilha longa em região montanhosa vocẽ terá que carregar seu equipamento ou conratar alguém que o faça, de qualquer maneira esta trilha é indicada apenas para pessoas com um preparo físico mediano ou, preferencialmente, acima disto.

Verifique sempre com seu agente de viagem as possibilidades para chegar à Machu Picchu a fim de escolher aquilo que melhor se adeque à suas necessidades.